Álcool e exagero nas refeições de final de ano

Publicado em Dicas, por Redação K10 em 29/05/2017


Com a chegada das festas de fim de ano os atletas tendem a deixar o treino de lado e aproveitar o período de descanso pra relaxar e aproveitar as comidas oferecidas nas ceias, além de brindar com os familiares. Porém, o consumo excessivo de álcool e o exagero nas refeições podem trazer riscos ao rendimento dos atletas que deram férias aos tênis.

De acordo com a nutricionista Viviane Sakzenian, duas semanas sem treinamento já é tempo suficiente para que haja a redução do rendimento do corredor. "O atleta deve manter um ritmo de treinamento durante o período das festas, mesmo que este seja mais leve", sugere.

A profissional também conta que, apesar do excesso de comida sempre acabar pesando na balança, o consumo acima do normal de alimentos com alto teor de açúcar e gordura é tradicional da confraternização. "Os exageros nas festas de fim de ano podem prejudicar os treinos nesse período, mas não podemos dizer que toda a dedicação durante o ano vai por água abaixo nessa semana", informa.

Porém, o grande vilão do rendimento é o consumo de álcool. "Se o atleta exagerar no consumo de bebida alcoólica, por exemplo, os danos podem ser maiores quando comparados à exageros alimentares. O álcool interfere no metabolismo energético e pode causar desidratação, afetando o desempenho nos treinos", diz. Passar noites acordado ou diminuir as horas de sono também prejudica a boa recuperação muscular.

Dicas para uma ceia balanceada- Segundo a nutricionista, o jantar em família nos dias de festas pode ser gostoso e saudável, sem abrir mão dos alimentos típicos. Evitar patês, frios e queijos amarelos é uma boa pedida. Castanhas também podem ser consumidas, mas deve-se tomar cuidado, pois elas são ricas em gordura de boa qualidade e extremamente calóricas.

Caso os cervejeiros de plantão não consigam resistir e apelem para as latas de cerveja para se refrescarem no calor do final do ano, os nutricionistas dão uma sugestão: "deve-se intercalar copos de água e evitar alimentos muito gordurosos".


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