Atenção ao treinar no frio

Publicado em Dicas, por Redação K10 em 29/05/2017


O Frio que vem fazendo nas manhãs e nas noites estão surpreendendo alguns brasilienses nesta época do ano. Pensando nisso, e com uma dose de exagero, separamos algumas dicas para você correr no frio sem muito sofrimento.

Aumente sua preocupação em correr com segurança quando as condições climáticas forem adversas. O frio não deve impedi-lo de correr desde que se vista de maneira apropriada e ajuste seus planos. Apesar do frio na maior parte Brasil não ser um grande problema, é bom ter em mente estes dicas se for viajar a um lugar de clima frio:

Faça uma boa série de exercícios de aquecimento antes de correr.

Vista múltiplas camadas de roupas. Muitas vestimentas são desenhadas especificamente para correr no frio. Tecido absorvente de algodão deve ser usado colado ao corpo.

A lã é um bom isolante e o ajudará a reter o calor corporal mesmo quando molhado. O nylon quebra-vento é bom para ser usado sobre as outras roupas e pode ser retirado e enrolado na sua cintura se você não necessitar mais usá-lo. Faça experiências para descobrir a melhor combinação de roupas para você.

Certifique-se de que a sua cabeça e pescoço estão bem protegidos já que um grande volume de calor corporal é perdido nestas áreas.

Proteja suas extremidades da exposição para prevenir ulceração produzida pelo frio. Nos estágios iniciais, irá perceber uma sensação de queimação na pele cuja cor ficará vermelha, roxa e então branca. Se você notar uma área sensível e branca saia do frio imediatamente e procure um médico.

Planeje o seu percurso para correr contra o vento no início e a favor do vento na volta.

Proteja-se do vento sempre que possível.

Lembre-se que qualquer tipo de terreno fica perigoso quando coberto por uma fina camada de gelo ou neve. Isso torna difícil para o correr pisar e existe a possibilidade perigosa de que um carro possa derrapar.

Use uma rota alternativa quando o acumulo de neve deixa apenas uma faixa estreita para os carros. Sempre assegure uma margem de distância para sua segurança.

Conheça os sintomas iniciais de hipotermia; uma sensação de desorientação, perda da coordenação das mãos, fala confusa e dificuldade de caminhar. Se você estiver tremendo, procure logo um lugar quente.

Não corra grandes distâncias sozinho em condições climáticas adversas. Observe se os seus companheiros de corrida apresentam algum sinal de problema provocado pelo frio.

Remova a roupa molhada o quanto antes, pois ela aumenta o risco de algum problema provocado pelo frio.

Lembre-se de que repor líquidos também é importante quando está frio.

Considere uma outra forma de exercício quando as condições climáticas tornam a corrida perigosa.


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