Como treinar a mente para correr melhor

Publicado em Dicas, por Redação K10 em 16/10/2017


Muitos atletas comentam, após o término de uma corrida, que não conseguiram aplicar toda a sua capacidade ou “não estavam em um bom dia” ou, ainda, que simplesmente “quebraram”. Pois saiba que a solução pode estar muito mais próxima do que parece.

Por mais (bem) preparado fisicamente que você esteja para alguma prova, se não fizer nenhum preparo emocional que complete suas competências (o tal treinar a mente), corre o risco de ver todo o seu trabalho ir por  água abaixo. Isso se confirma em várias pesquisas que comprovam que, em uma situação de equilíbrio físico e estresse, o atleta mais preparado mentalmente sairá vitorioso.

Hoje, várias linhas de preparação mental são estudadas com atletas e já se sabe que existem pessoas com maior facilidade em desenvolver habilidade para concentração e foco no seu objetivo. Porém, o treinamento mental pode ajudar cada vez mais seu cérebro a responder com maior desenvoltura e rapidez quando estimulado continuamente. Mas o que você pode fazer para treinar a mente para sua próxima corrida?

A primeira ação – e que ajudaria não somente no seu preparo com o esporte, mas também o seu dia de trabalho e relações sociais – é guardar de 5 a 10 minutos por dia para uma sessão de meditação. Todos os dias se descobrem novos benefícios da prática, inclusive em tratamentos de doenças e preparos de militares.

Outra ação bacana e mais específica é a “visualização” do objetivo: exercício de realmente visualizar a sua prova antes mesmo dela acontecer. Estar em um local tranquilo, em uma posição adequada e aberto a observar todos os detalhes da prova, como temperatura e sons, ajuda muito a trazer realidade à sessão. Colocar todo o seu aprendizado dos treinos e terminar com um final feliz é a chave para o sucesso real de sua prova!

Cada vez mais, os estudos comprovam que o nosso emocional direciona nossas ações. Pensar em vencer é o primeiro passo para a vitória! Vem comigo!

 

José Carlos Fernando é diretor esportivo da Ztrack Esporte e Saúde assessoria esportiva e coaching esportivo de atletas e empresas. Formado em educação física e nutrição, com especializações em fisiologia do esporte, treinamento desportivo, nutrição esportiva e coaching do esporte, atua na área há mais de 25 anos.

Fonte: http://runnersworld.com.br/


Posts Relacionados


Deixe seu comentário:

=